quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Regionalização do Brasil - Roberto Lobato Correa



A Teoria da Região e da Regionalização guarda em si não apenas o debate acerca da noção de região e suas problemáticas, ela vai além, promovendo o debate e a reflexão da própria ciência geográfica. Bezzi (1996), aponta que a importância do tema reside no fato de que, no decorrer da história do pensamento geográfico, a Geografia teve a região como seu objeto de estudo durante muito tempo, e que “falar de região é trazer à tona um dos problemas epistemológicos da nossa ciência” (p.1), visto haver diversas abordagens sobre região tanto do ponto de vista teórico-conceitual quanto metodológico.
Enquanto ciência, a Geografia continuamente passa por processos de renovação de seus paradigmas, teorias, conceitos e categorias. A noção de região não escapa deste processo, causando intensos debates entre os geógrafos e demonstrando a pertinência da discussão, que por sua vez implica num necessário resgate do pensamento geográfico.

Neste contexto, Roberto Lobato Corrêa destaca-se entre os geógrafos contemporâneos pela importância de sua produção acadêmica e por suas reflexões acerca do “conceito” de região e sua proposta de regionalização do Brasil, considerada dentre as mais relevantes.

Regionalização do Brasil segundo Roberto Lobato Corrêa – 1989
Roberto Lobato Corrêa parte de uma importante reflexão sobre o conceito de região, que, juntamente ao conceito de organização espacial, subsidia sua proposta de divisão regional do Brasil. Dessa forma, o ponto de partida será um breve resgate desta reflexão, objetivando identificar os elementos teórico-metodológicos que compõem sua proposta de regionalização.
Texto completo em: http://enhpgii.files.wordpress.com/2009/10/simone-affonso-da-silva.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário