sábado, 28 de setembro de 2013

Onde Atua o Professional de Geografia


Campo de Atuação do Profissional de Geografia


O campo de atuação profissional do graduado em Geografia abrange órgãos públicos ou privados, instituições de pesquisa e ensino.
Os cursos têm propiciado uma inserção no mercado de trabalho promissora, que se inicia com as oportunidades da vivência profissional e estágios oferecidos aos graduandos em Geografia com ênfase tanto no bacharelado, quanto na licenciatura. Empresas privadas de consultoria, órgãos públicos (estaduais e municipais) que atuam com meio ambiente e planejamento, além das escolas de ensino fundamental e médio (privadas e públicas) têm sido os espaços de maior acolhimento à vivência profissional do graduando em geografia.
O Bacharel em Geografia poderá atuar como geógrafo, pesquisador ou profissional liberal, com campo de ação que envolve, entre outras atividades, as de reconhecimento, levantamento e mapeamento sócio-ambiental, tendo em vista estudos de pesquisas para fins de caracterização do espaço geográfico e planejamento territorial. A lei 6664, de 26/06/79 disciplina a profissão e define as atividades de competência do geógrafo.
O licenciado em Geografia poderá atuar como professor de Geografia do ensino fundamental e médio, com campo de ação que envolve além da regência de classe, atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extra-classe, entre outras.


O Licenciado em Geografia


O licenciado em Geografia poderá atuar como professor de Geografia do ensino fundamental e médio, em escolas públicas e privadas, com campo de ação que envolve além da regência de classe, atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extra-classe, entre outras.


O Bacharel em Geografia
O Bacharel em Geografia é preparado para atuar como geógrafo pesquisador. O campo de atuação do geógrafo envolve, entre outras atividades, o reconhecimento, o levantamento, a análise e o mapeamento de aspectos sócio-ambientais, tendo em vista diferentes objetivos:
a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial para o ordenamento e adequação espacial das intervenções e atividades humanas.
o levantamento e a gestão de recursos naturais, como águas, vegetação, solos e minerais, dentre outros, buscando-se o planejamento, a exploração racional e a adequação entre a disponibilidade e a demanda destes recursos.
os estudos de impactos ambientais e elaboração de relatórios ambientais envolvendo a poluição e a degradação dos recursos naturais.
a gestão de unidades de conservação como parques e reservas biológicas, visando a proteção de recursos naturais, biomas, ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção, por exemplo.
os estudos espeleológicos como o mapeamento e a gestão de grutas e cavernas;
os estudos de viabilidade de implantação e funcionamento de empreendimentos como hidrelétricas, minerações e projetos agrícolas, visando o atendimento da legislação ambiental.
os estudos geomorfológicos e pedológicos visando a reconstituição do passado das paisagens e o controle e a prevenção da erosão acelerada, do assoreamento de cursos d’água e de deslizamentos de encosta.
os estudos da distribuição e da dinâmica populacional (estudos demográficos).
os estudos climatológicos e meteorológicos envolvendo, por exemplo, previsões do tempo.
os estudos biogeográficos envolvendo, por exemplo, a gestão de ecossistemas nacionais.
o planejamento urbano e regional, buscando-se alternativas para o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas e das regiões espaciais.
estudos de geografia agrária visando, dentre outros, o planejamento de áreas agrícolas para a racionalização espacial do uso do solo agrícola.
estudos de geografia política envolvendo a compreensão e a gestão de conflitos internacionais.
estudos de geografia econômica, envolvendo os processos e fluxos comerciais e industriais.
estudos de percepção ambiental, envolvendo aspectos cognitivos e sociológicos do homem em relação ao ambiente.
a aplicação de técnicas cartográficas, técnicas de geoprocessamento e técnicas de sensoriamento remoto para a espacialização e a gestão adequada dos territórios.


Os geógrafos são cada vez mais requisitados para trabalhar em organismos como:
secretarias e órgãos ambientais de prefeituras municipais;
organismos de gestão ambiental estaduais, como a Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), e o Instituto Estadual de Florestas (IEF);
organismos federais de geração de dados e informações como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); organismos de meteorologia e climatologia como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais;
organismos federais de gestão ambiental como ministérios (Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, etc.), secretarias (como a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos), e agências de regulação (como a Agência Nacional de Águas - ANA);
serviços e empresas de saneamento básico como a COPASA;

serviços e empresas de geração de energia elétrica como a CEMIG;

empresas de consultoria ambiental;

Unidades de Conservação como parques, Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, etc.


Atividades práticas, Pesquisa e Laboratórios

Trabalhos de Campo
Muitas disciplinas dos cursos de Geografia apresentam uma carga didática prática que exige trabalhos de campo. Eles são realizados com veículos (ônibus e vans) do próprio Instituto de Geociências, tendo como destino diferentes locais escolhidos de acordo com os objetivos de cada disciplina. Em Diamantina e região é realizada a maior parte dos trabalhos, já que o Instituto Casa da Glória, pertencente ao IGC, oferece infraestrutura adequada para hospedagem, alimentação e treinamento de estudantes. Este Instituto sedia o Espaço Cultural Casa da Glória, do Centro de Referência em Cartografia Histórica, do Centro de Pesquisa e Aplicações em Planejamento do Turismo e do Centro de Geologia Eschwege.

Os trabalhos de campo representam oportunidades de conciliação e complementação entre os conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas, permitindo o contato direto dos alunos com os objetos de estudo.

PesquisaAlém do ensino e da extensão, as atividades realizadas nos cursos de Geografia envolvem a pesquisa realizada em diferentes linhas e áreas de atuação. Diversos professores e alunos estão envolvidos, a cada semestre, com diferentes projetos que podem envolver bolsas acadêmicas de incentivo à formação discente e intercâmbios no exterior. Estas bolsas são oferecidas principalmente pelos programas da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG como o PID (Programa de Iniciação à Docência) e o PAD (Programa de Aprimoramento Dicente).

Diversas pesquisas dos cursos de geografia incluem atividades realizadas nos laboratórios do Instituto de Geociências, como o Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa (CPMTC), no qual podem ser realizadas análises geológicas e geomorfológicas, o Laboratório de Geomorfologia, onde podem ser realizadas pesquisas e tratamento de amostras de águas, solos e rochas, o Centro de Sensoriamento Remoto de Minas Gerais (CSR-MG), onde alunos e professores podem desenvolver pesquisas envolvendo o sensoriamento remoto, o geoprocessamento e a cartografia digital, e o Laboratório de Estudos Territoriais (LESTE), no qual são desenvolvidas pesquisas envolvendo aspectos urbanos e demográficos, principalmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário