segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Entrevista de Ab'Saber no Roda Viva(1992)

Entrevista de Ab'Saber no Programa Roda Viva


Entrevista clássica e emblemática de Ab'Saber no programa Roda Viva vale a pena assistir



Aziz Nacib Ab’Saber, geógrafo e professor universitário, nasceu no dia 24 de outubro de 1924, e faleceu no dia 16 de março de 2012. Era considerado um dos principais pesquisadores e pensadores brasileiros nas áreas de geografia e meio ambiente. No meio dos debates relativos ao novo Código Florestal em 2011, Aziz Ab’Saber havia defendido a criação o Código da Biodiversidade.
Além da geografia, teve grande interesse pela arqueologia e ecologia. Era Membro Honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira e Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Apesar de ter se aposentado no final dos anos 1990, manteve-se na ativa.
Era um dos principais pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), uma das maiores autoridades em geografia física do Brasil. Entre os anos 1993 e 1995, presidiu a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), mantendo-se como presidente de honra nos anos seguintes.
Em sua vida lançou 300 trabalhos acadêmicos com reconhecimento internacional, desenvolveu linhas de estudos sobre os aspectos naturais do Brasil. Na discussão a respeito do Código Ambiental, criticava a alteração das áreas de preservação em áreas particulares, e criticou o zoneamentosfísico e ecológicos do Brasil que não considerava todas as paisagens naturais do país. Ao sugerir o Código da Biodiversidade, o pesquisador pretendia sugerir uma maior proteção de espécies da flora e da fauna.
Segundo o pesquisador, num zoneamento correto seria possível considerar a região semiárida do sertão nordestino, do Cerrado brasileiro, os planaltos e araucárias, as pradarias do Rio Grande do Sul (os Pampas) e o Pantanal. Aziz Ab’Saber considerava o Código Florestal como algo que favorecia somente às classes sociais privilegiadas, possibilitando a redução de 20% das áreas de preservação da Amazônia.
Filho de libanês e nascido na cidade de São Luís do Paraitinga, Aziz Ab’Saber faleceu aos 87 anos de idade, vítima de parada cardíaca, deixou cinco filhos, seis netos e um bisneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário