sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sharbat Gula Capa da Revista National Geographic de 1985

Sharbat Gula Capa da Revista National Geographic de 1985
A menina Sharbat Gula, refugiada da guerra afegã que ficou conhecida internacionalmente através da capa da conceituada revista National Geographic e acabou se tornando o principal cartão de apresentação do artista e fotógrafo conhecido em todo mundo: o americano Steve McCurry. Relata que:
“Eu estava em um campo de refugiados, na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, andando por lá e fotografando o cotidiano. De repente, ouvi vozes dentro de uma barraca. Pareciam meninas em uma escola. Eu fui até lá, olhei para os alunos e bati com os olhos em uma menina em especial. Eu pensei: ´Ela tem olhos incríveis´. Pedi permissão para a professora para fotografá-la. Eu me sentei com ela por três minutos. Estava muito escuro, havia uma luz linda entrando. Eu só pensei: ´Espero que a foto tenha foco´. Eu só fui ver a foto dois meses depois. Eu a estava fotografando, ela olhou para a lente com uma expressão bastante curiosa, como se eu fosse um cara estranho, vestido de forma engraçada, pensando: ´O que é essa câmera?´. Havia curiosidade nos olhos dela. E o resultado foi incrível e essa foto esteve comigo, literalmente, todos os dias da minha vida”
Veja a entrevista completa com video em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário