terça-feira, 1 de outubro de 2013

Geografia : Além do Professor - Milton Santos

GEOGRAFIA: 
ALÉM DO PROFESSOR?
MILTON SANTOS 
In memoriam 
link logo abaixo

Esta sala é para mim um presente. Tentarei colocar-me à altura desta sala e à altura da mocidade oferecendo lhes uma aula, isto é, um momento de reflexão sisudo e maduro, para o qual naturalmente peço atenção porque uma aula é lugar no qual toda contrição tem que ser posta para que o trabalho comum se possa fazer. Foi-me sugerido um tema, dobrei-me à ordem, e isso me causou um problema: não é a primeira vez que, nos meus 55 anos de ensino, encontro desafios dessa natureza – "A Geografia: além do professor?" 
O que querem dizer esses meninos, quando me pedem que venha falar sobre este tema, “além do professor?” Professor, a sala de aula esses contatos que não são burocráticos, mas que se dão em uma temporalidade prevista por alguma forma dita burocrática também, porque são encontros marcados antecipadamente nas mesmas horas, nos mesmos dias durante um período. O ensino, o aluno que aprende pode se tornar professor, o que me parece ser uma das questões que os geógrafos brasileiros estão enfrentando. 
O que fazer além de ser professor? Será que entrando numa faculdade de Geografia, não há outro destino, senão esse, grandioso sem dúvida, mas estreito diante daquilo que a Geografia pode
 oferecer e, sobretudo, daquilo que a nação necessita, que venha de parte dos geógrafos. Mas há também uma outra vertente a partir do que fazemos em faculdades como a de Geografia, porque eu não me contento com a ideia de que a Geografia seja um Departamento, a Geografia é por ela mesmo uma Faculdade. Que todo o Brasil tem certamente a Geografia mais dinâmica do hemisfério, dessa coisa chamada o Ocidente. E há o outro lado das possibilidades abertas a quem chega aqui e a quem sai daqui, a pesquisa; e isso que as universidades descobriram, como se fosse alfa e ômega, e que se eu tivesse algum poder eliminaria do nosso vocabulário: 
essa palavra horrível, a extensão. Como se o trabalho acadêmico bem feito não fosse algo posto naturalmente à disposição da sociedade. 
Texto completo em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário